sexta-feira, 30 de março de 2012

A Igreja e a Homossexualidade

 Como a Igreja lida com essa situação? Ela é preconceituosa? Incompreensível? O que a Igreja faz por estas pessoas? Qual sua proposta? Qual a verdade sobre o assunto?

Entendamos o assunto.

Porque as pessoas tem tendências homossexuais? O que nos diz a psicologia?

De fato atualmente não existe nenhuma certeza científica sobre o que leva uma pessoa a ter estas tendências. O que existem são vários estudos e hipóteses sobre o assunto em questão.

Por exemplo, há o psicoterapeuta Richard Cohen que era homossexual e conseguiu vencer esta tendência, desde então se dedicou à acompanhar homossexuais e conseguiu fazer milhares de homens e mulheres deixarem estas tendências. Em seus estudos notou que normalmente carências afetivas e por vezes situações traumáticas não resolvidas poderiam acarretar estas tendências e o tratamento destas resolveu a tendência.

Se me sinto atraído por pessoas do mesmo sexo estou pecando?

De forma nenhuma. A pessoa não tem culpa de se sentir atraído, assim como por exemplo não temos culpa de sentirmos vontade de falar mal dos outros.

Porém o ato homossexual, ou seja, a relação sexual entra pessoas de mesmo sexo é sim pecado.

É preconceito falar que o ato homossexual é pecado?

O Magistério da Igreja nos coloca como um ato desordenado, ou seja, fora da ordem da natureza e de fato o é, assim como qualquer ato heterossexual que se utilize de meios contraceptivos para não procriar, portanto negar esta característica do ato sexual o faz ficar fora da ordem da natureza.

Precisamos também entender primeiro o que é pecado... resumidamente podemos definir como "aquilo que desagrada à Deus".

Falar que é pecado apenas adverte as pessoas que Deus se desagrada com isso e ponto final. Não há incitação ao ódio, não há discriminação, não há preconceito, ninguém se torna inferior por causa disso, estamos apenas falando que Deus nos fez conhecer que Ele não gosta disso, simples assim.

Qual a proposta da Igreja para estas pessoas?

A Igreja às chama à castidade e a carregar esta cruz de ter estes desejos e não realizá-los por amor à Jesus Cristo. Com isso ela solicita que os cristãos à acolham e ajudem estas pessoas nesta difícil caminhada, afinal os homossexuais são nosso irmãos e muitas vezes demonstram um grau de santidade acima dos que não são.

Qual o problema do casamento homossexual?

É justamente o fato do ato desagradar à Deus e também o fato de não poder gerar filhos dentro da ordem natural das coisas, ou seja, como a natureza nos permite.

Nos heterossexuais é possível uma procriação de forma natural, já nos homossexuais isso é impossível pela própria ordem da natureza, por isso não é aceitável o casamento homossexual.

Qual deve ser a minha postura como cristão em relação à uma pessoa com essa tendência?

Devemos acolhe-los com respeito, compaixão e delicadeza, e evitar qualquer forma de discriminação para com eles, é isso que nos ensina em poucas, mas ricas palavras, o Catecismo da Igreja Católica.

Portanto se você tem um conhecido com este problema que está precisando de orientação ou ajuda para superar tal tendência, é sua obrigação de cristão ajudá-lo e lembrar que esta é a cruz de seu irmão e assim como Cristo nos ajuda a carregar a nossa, também devemos ajudar uns aos outros a nos mantermos na vontade e Verdade divina.

Qual o problema dos movimentos como o GLS, LGBT, etc?

O problema é que não são movimento que tentam resolver a discriminação de maneira prática e honesta (quanto a discriminação a Igreja apoia qualquer movimento sério e verdadeiro no combate desta realidade), mas pretendem apenas fazer barulho e criar a mentalidade que nada se pode falar de homossexuais que seja contrário ao pensamento deles, o que alguns estão chamando de "Ditadura Homossexual".

Interessante que Richard Cohen (o psicoterapeuta) está sendo perseguido pelo movimento por mostrar estudos que apresentam uma reversão à tendência homossexual. Com isso vemos que estes movimentos apenas querem calar a discussão sobre o assunto e negar a liberdade das pessoas buscarem a verdade científica ou não deste tema.

Mas e os padres/leigos que fazem discursos preconceituosos?

Estas pessoas estão pecando e indo contra o Magistério da Igreja. A proposta da Igreja inclusive condena o preconceito. Não façamos das palavras destes católicos preconceituosos a palavra da Igreja e inclusive tenhamos o cuidado de corrigir estes irmãos fraternalmente para que contrários ao evangelho venham a incitar divisões e discórdia.

Catecismo da Igreja Católica

Leia na integra o que o nosso catecismo nos coloca sobre o tema e com poucas palavras consegue descrever a realidade global da situação.
2357. A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres, que experimentam uma atração sexual exclusiva ou predominante para pessoas do mesmo sexo. Tem-se revestido de formas muito variadas, através dos séculos e das culturas. A sua gênese psíquica continua em grande parte por explicar. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (103) a Tradição sempre declarou que «os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados» (104). São contrários à lei natural, fecham o ato sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afectiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados.
2358. Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objetivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição.
2359. As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes do autodomínio, educadoras da liberdade interior, e, às vezes, pelo apoio duma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.
Como a Igreja lida com essa situação? Ela é preconceituosa? Incompreensível? O que a Igreja faz por estas pessoas? Qual sua proposta? Qual a verdade sobre o assunto? A Igreja e a Homossexualidade Sagrado Coração da Salete Sagrado Coração da Salete, grupo de jovens, igreja católica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...