sexta-feira, 23 de março de 2012

São Pio de Pietrelcina


Santo de nossa amada Igreja. Desde muito jovem se consagrou a Jesus em sua vida sacerdotal de caridade e amor para com cada um de seus filhos, além de sublime exemplo de humildade e santidade para nós.

São Pio de Pietrelcina, rogai por nós!









Aos 16 anos, em 1903, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, tendo aí vestido o hábito franciscano no mesmo mês, e ficou a chamar-se Frei Pio. Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, no dia 27 de Janeiro de 1907, a dos votos solenes.

A vida de São Pio é muito fascinante e a quantidade de sabedoria e prodigios onde ele testemunhava à Jesus são tão numerosas, mas tão numerosas que seria necessário um blog inteiro só para contar as grandes conversões e virtudes deste santo homem. Portanto façamos as considerações principais sobre a vida impressionante deste santo da Igreja.

Perseguição da Igreja
Por seu excesso de carismas e mobilização do povo para venerá-lo como um santo, mesmo em vida, a Igreja se fez extremamente rigorosa e cuidadosa com o caso de Padre Pio, para averiguar se realmente se tratavam de manifestações do Espírito Santo ou seria o padre um vigarista, chegando até a mantê-lo enclausurado e proibí-lo de celebrar missas ou aparecer em público. Chegou inclusive a ser proibido de mostrar suas chagas.

Interessante que o monsenhor que passou 50 anos estudando seu caso lhe fala: "A Igreja não precisa de gente como você!"E diante de tal acusação, o humilde frei, em vez de se vangloriar, responde humildemente: "Mas eu preciso da Igreja.".


Em outro momento, tendo um padre emitido um documento ao Vaticano dizendo que Padre Pio se tratava de um louco, anormal e doente, o homem responde humildemente à seu amigo: "Às vezes o demônio confunde a cabeça dos sábios."

Perseguição do Maligno
Padre Pio durante toda a sua vida era tentado pelo Inimigo à desistir do sacerdócio, tendo o demônio por diversas vezes tentado ele com a idéia de que ele não poderia salvar quem ele amava e que faria de tudo para infernizar sua vida. Incluindo até agressões físicas.

Humildade
Padre Pio nos traz um exemplo incrível de humildade em reconhecer-se, que apesar de todos os carismas e dons que ele tinha, ele era impuro, indigno desses dons, cheio de misérias e nada diante de Deus.

Logo quando recebe os estigmas, ele fica com medo de chamar a atenção para ele, e desesperado ele fala a seu confessor: "Porque eu? Quero apenas ser um anônimo."

No meio de tanta admiração do mundo, ele repetia: "Quero ser apenas um pobre frade que reza".

Estigmas
Padre Pio foi um dos santo que tiveram as chagas de Jesus. Ele possuía as chagas da crucificação nas mãos,  nos pés e no local onde a lança perfurou Jesus. Era completamente comum sentir dores absurdas, mas as abraçava com amor. E diante disso exclamava: "Permita-me que sinta as suas dores senhor"


Confissão
Este homem abençoado e simples exercia com muito amor seu sacerdócio e passava de 10 a 15 horas no confessionário para confessar as pessoas. Muitas vezes era interrompido por outros freis que o advertiam que ele precisava comer, beber água e descansar, mas o padre insistia e repreendia aos seus companheiros que a pessoas precisavam se confessar.


Amor à Eucaristia e à Santa Missa
Padre Pio detinha um carinho especial com a comunhão e a missa. Suas missas chegavam a durar 3 horas, pois ele começava a consegrar a hóstia e sentia as dores da crucificação, e com muito amor ele segurava a hóstia em adoração ao Santíssimo Sacramento em meio às suas dores.
Vale lembrar que todos aqueles que se tornaram santos, detinham grande amor à Eucaristia, ensinando-nos como este sacramento é importante.

Conversões
O número de conversões que conseguiu foi impressionante, são tantos casos extraordinários e belos que infelizmente não é possível contar. Recomendo o blog: http://saopio.wordpress.com que contém muitas destas confissões. Podemos perceber que este padre converteu até ateus e maçons, além de ter tido a graça de fazer muitos católicos saírem de pecados graves apesar de toda a dificuldade que as pessoas encontram para isso.

Anjos
Padre Pio sempre recomendava nosso anjos da guarda e conversava com eles. Uma vez se aproximando um de seus filhos espirituais, se deparou com o frei sentado na igreja sozinho dando broncas e ordens à ninguém. Percebendo sua chegada, o padre o olhou e perguntou: "O que desejas meu filho?", e ele questionou o que o padre estava fazendo, com quem estava falando. E o padre respondeu: "Estou dando ordens aos anjos da guarda das pessoas, elas se esquecem deles, por isso eles ficam parados e estou colocando-os para trabalhar"

Fenômenos Sobrenaturais
Dentre outros fenômenos que aconteciam com este santo se encontravam a bilocação (por vezes era constatado que padre pio estava em doi lugares), de ciência (padre pio sabia o que a pessoa tinha feito, o que aconteceria, ou como estava uma determinada pessoa), tinha o dom de saber se alguém era padre (por vezes padres foram disfarçados e ele questionava-os: "Padre, porque se envergonhar de sua batina?"), fenômenos de cura (realizou diversas curas nas pessoas).

Caridade
Padre Pio, com a Segunda Guerra Mundial em andamento, fez de tudo para construir um hospital para atender os doentes e feridos da guerra. E mesmo quando surgiram várias tentações diante de seu caminho, como superiores de sua ordem ordenando que lhe emprestassem o dinheiro do hospital para pagar dívidas, ele se manteve firme e confiante em Jesus e Nossa Senhora e conseguiu concluir o hospital.

Papa João Paulo II
Padre Pio conheceu papa JPII ainda jovem, pois de vez em quando o rapaz ia se confessar com ele. E ele profetizou para o jovem que ele seria papa e via sangue em sua vida.

Também o disse à seu confessor antes de morrer: "Ele será papa, e um dos maiores papas que já vimos".

Saiba Mais:
Filme com a história de vida de São Pio de Pietrelcina - Filme com a história e prodígios deste santo
http://saopio.wordpress.com - Blog sobre Padre Pio
http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=259641 - Hospital de Padre Pio
Conheça a vida deste grande e prodigioso santo de nossa igreja, exemplo para os sacerdotes e leigos que com muito empenho e amor entregou sua vida à Jesus e ao Sacerdócio. São Pio de Pietrelcina Sagrado Coração da Salete Sagrado Coração da Salete, grupo de jovens, catecismo, igreja católica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...