quarta-feira, 2 de maio de 2012

São Jorge

Conhecido como "o grande mártir", foi martirizado no ano 303. A seu respeito contou-se muitas histórias. Fundamentos históricos temos poucos, mas o suficiente para podermos perceber que ele existiu, e que vale à pena pedir sua intercessão e imitá-lo. 
São Jorge, rogai por nós. 

História
Em torno do século III D.C., quando Diocleciano era imperador de Roma, havia nos domínios do seu vasto Império um jovem soldado chamado Jorge. Filho de pais cristãos, Jorge aprendeu desde a sua infância a temer a Deus e a crer em Jesus como seu salvador pessoal.

Nascido na antiga Capadócia, região que atualmente pertence à Turquia, Jorge mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte de seu pai. Lá foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde. Com a idade de 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo altas funções.

Por essa época, o imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.

Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo como Senhor e salvador dos homens. Indagado por um cônsul sobre a origem desta ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da VERDADE. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O QUE É A VERDADE ?". Jorge respondeu: "A verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da verdade."

Como São Jorge mantinha-se fiel a Jesus, o Imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Jorge sempre respondia: "Não, imperador ! Eu sou servo de um Deus vivo ! Somente a Ele eu temerei e adorarei". E Deus, verdadeiramente, honrou a fé de seu servo Jorge, de modo que muitas pessoas passaram a crer e confiar em Jesus por intermédio da pregação daquele jovem soldado romano. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito em seu plano macabro, mandou degolar o jovem e fiel servo de Jesus no dia 23 de abril de 303.

A devoção a São Jorge rapidamente tornou-se popular. Seu culto se espalhou pelo Oriente e, por ocasião das Cruzadas, teve grande penetração no Ocidente.

Verdadeiro guerreiro da fé, São Jorge venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão. Com seu testemunho, este grande santo nos convida a seguirmos Jesus sem renunciar o bom combate.

Lenda sobre o Dragão
Muito disseminada é a lenda de São Jorge que luta contra o dragão. Claramente que se trata de uma mera lenda, afinal, não existem dragões, porém esta lenda traz uma interessante alegoria que demonstra o combate de São Jorge contra Satanás que, através dos perseguidores dos cristãos, tentou desanimá-lo na fé.

Exemplo para que nós diante de qualquer massacre ou opressão física ou espiritual possamos ter forças e nor apegarmos na fé em Cristo Jesus como autênticos cristãos, mesmo que nossa vida seja o preço.
São Jorge Conheça a história deste grande e honrado mártir da Igreja de Cristo Sagrado Coração da Salete Sagrado Coração da Salete, grupo de jovens, igreja católica

Problema com Ogum da Umbanda
Infelizmente a Umbanda tentou se apropriou do nome de São Jorge para corresponder ao Orixá da Umbanda Ogum, e de fato vemos pessoas destas seitas invocando o santo da Igreja, porém para nós católicos deve ser claro que Ogum e São Jorge nada tem a ver um com o outro e inclusive as práticas umbandistas não são permitidas aos católicos por ir contra a doutrina da Igreja e o ensinamento de Cristo.

Os africanos que eram do voodoo e vieram como escravos para nosso país na época da colonização eram proibidos de idolatrar seus orixás do voodoo, por isso eles os idolatravam em segredo atribuíndo à eles nomes de santos católicos, com isso vários santos católicos são "invocados" falsamente dentro da Umbanda. 

Porém devemos lembrar que Umbanda e Camdomblé não são cristãos e nem compatíveis com o mesmo, mas na verdade o voodoo africano com denominações cristãs para seus orixás e orações copiadas.

Saiba Mais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...