segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ontem e Hoje - Roma e Atualidade


Fazem apenas 2000 anos desde que o Império Romano começou a decair e deixou de existir. O maior império do mundo, o mais poderoso e mais incrível que já existiu. Estratégias militares fascinantes, arquitetura avançada, política impressionante, grandes obra de arte.

Tudo isto é uma herança histórica fascinantes e riquíssima, porém muitos se esquecem da realidade indigna dos cidadãos romanos e a vida depravada que levavam. Pensamos ter superados tudo isto, porém proponho algumas imagens abaixo para refletirmo o quanto avançamos em 2000 anos.

Prazer pela violência
 
Ontem: Na época da Roma Antiga... havia o famoso Coliseu onde haviam lutas violentas e sangrentas entre lutadores até a morte e a platéia ia à loucura quando um homem era morto ou ferido, sentiam prazer em ver a violência entre dois homens.
Hoje: Nos tempos modernos... há lutas violentas e sangrentas entre homens num ringue diante de uma platéia que delira de satisfação ao ver dois homens se agredindo e ferindo um ao outro, enquanto acham absurdo brigas de galo, cachorros ou outros animais.

Total liberdade sexual
 

Ontem: Na época da Roma Antiga... não haviam muitas regras para a vida sexual das pessoas, o sexo era pratica sem qualquer respeito ou pudor, isso poderia ser entre vários homens e mulheres, sexo homossexual, bissexual, as mulheres podiam se prostituir com vários homens, os homens podiam sair com várias mulheres. Haviam também atitudes masoquistas e tudo isto era motivo de orgulho.
Hoje: Nos tempos modernos... A homossexualidade, o ficar, a prostituição, o sexo livre, o sexo sem sentido de prociação, o masoquismo, a pornografia... tudo isto é motivo de orgulho: vide o escrito na região do peito da moça na imagem acima: "Meu corpo, minhas regras!"

Os falsos deuses
 

Ontem: Na época da Roma Antiga... os homens se ajoelhavam aos mais diversos e tenebrosos deuses que existiam, desde Zeus à Hades, de Hera à Afrodite. As pessoas se entregavam ao deus que apresentasse mais benefícios e mais poder e os deixavam mandar e desmandar em suas vidas.
Hoje: Nos tempos modernos... os homens se ajoelham aos mais diversos e tenebrosos deuses que existem, desde o dinheiro até a sexualidade, de drogas até à opinião de alguns homens. As pessoas se entregam ao deus que apresente mais benefícios e mais poder e os deixam mandar e desmandar em suas vidas, mesmo que isso implique em prejudicar um próximo.

Guerras
[exercito+romano.bmp] 

Ontem: Na época da Roma Antiga... nunca houve um império com um exército tão grande, poderoso e bem organizado. As batalhas eram travadas frequentemente e milhares de soldados eram mortos e deixavam seus filhos sem um pai e suas mulheres sem marido para agradar seu imperador.
Hoje: Nos tempos modernos... nunca houve um império com um exército onde se investisse tanta tecnologia, tantas armas cada vez capaz de matar mais gente. As batalhas as batalhas ainda são travadas frequentemente (principalmente no Oriente Médio) e milhares de soldados são mortos e deixam seus filhos sem um pai e suas mulheres sem marido para agradar seu presidente ou ditador.

Se a vida não é útil para mim eu descarto!
 

Ontem: Na época de Esparta... a cidade era organizada valorizando aqueles que podiam lutar bem, aqueles que não seriam capazes de alcançar esta regra social eram jogados do penhascos para a morte, pois apenas era considerado digno de vida as pessoas que tinham grande utilidade à sociedade.
Hoje: Nos tempos modernos... a cidade é organizada valorizando aqueles que podem estudar e trabalhar bem, aqueles que não são capazes de alcançar esta regra social são abortados e mortos, pois apenas é considerado digno de vida as pessoas que têm grande utilidade à sociedade.

Entrega aos vícios e gulas
 

Ontem: Na época da Roma Antiga... os cidadãos nas festas costumavam ficar bêbados até não conseguirem ficar de pé, haviam competições de quem bebia mais sem cair duro no chão, a bebida servia também para esquecer os problemas e havia um deus chamado Dionísio somente para servir de desculpa para esse comportamento.
Hoje: Nos tempos modernos... os cidadãos nas festas costumam ficar bêbados até não conseguirem ficar de pé, há competições de quem bebe mais sem cair duro no chão, a bebida serve também para esquecer os problemas e havia uma regra chamada "beber socialmente"  para servir de desculpa para esse comportamento, e experimente desagradar este "deus" para ver se você não é ridicularizado.

Alienação das pessoas
 

Ontem: Na época da Roma Antiga... como o império tinha muita corrupção e muitos problemas sociais era mais fácil dar pão e circo às pessoas fornecendo entretenimento constante (carnavais, shows, lutas, corridas) e barriga cheia, para que ninguém reclamasse dos problemas que tinha o império.
Hoje: Nos tempos modernos... como o país tem muita corrupção e muitos problemas sociais é mais fácil dar pão e circo às pessoas fornecendo entretenimento constante (TV, carnaval, bailes, festas, etc) e barriga cheia, para que ninguém reclame dos problemas que tem o país.

Escravidão
 

Ontem: Na época da Roma Antiga... os escravos eram comprados e vendidos e eram obrigados a se submeter à vontade de seu dono.
Hoje: Nos tempos modernos...  temos tráfico de pessoas no mundo, um dos problemas que não se resolveu ainda, embora a mídia não divulgue, ainda há pessoas trabalhando em plantações de maconha, etc que são escravas dos donos destas terras, pois os agridem e obrigam à trabalho forçado.

Conclusão
Com estas imagens podemos ver que tudo aquilo que foi considerado uma atitude bárbara e vergonhosa do império romano, hoje se repete, não de maneira apenas semelhante... mas de maneira completamente idêntica. Tudo o que o cristianismo luta contra e que foi capaz de suprimir boa parte dando mais dignidade e paz ao mundo, hoje retorna as raízes romanas revestido de direito à liberdade pessoal.

Isto é uma falsa liberdade, na verdade está trasmitindo a escravidão no pecado.

Parece sem sentido falar isso? Faça um teste... responda à você mesmo duas perguntas: 
1. "Você tem dificuldade de deixar de fazer caridade por alguém ou de sofrer por alguém?" 
2. "Você tem facilidade em deixar de beber, deixar de fumar, deixar de fornicar, deixar de praticar a homossexualidade ou ainda deixar de pensar somente em si mesmo?" 

Depois de responder à você mesmo estas duas questões, responda: "Sinto vontade de amar ou de pecar? Amar ou pecar exige esforço?". Esta resposta será capaz de mostrar exatamente que "A verdade vos libertará." e será capaz de permitir escolhas sem influências.
Ontem e Hoje - Roma e Atualidade O que tem de semelhante no mundo moderno e no mundo antigo? Sagrado Coração da Salete Sagrado Coração da Salete, grupo de jovens, igreja católica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...