quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Igreja Católica é morta? Censo do IBGE é contestável…

O IBGE deibulgou recentemente uma pesquisa do censo informando a quantidade de católicos caiu e muito se afirma que se continuar assim a Igreja pode morrer, porém como sempre... a realidade da mídia é bem diferente do fato em si. Houve queda sim, mas não daqueles que nunca seguiram Igreja Católica mas se diziam católicos porque não tinham coragem de assumir que não era católico.
Teste

Os números contados pela própria Igreja

Censo Anual realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS), divulgado recentemente pela CNBB, mostra um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo que começou em 2000 e continuou em 2010.

O Censo Anual de realizado pelo CERIS — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, colaborador do CERIS.

A distribuição de padres por habitantes é um dos fatores levantados pela pesquisa. Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.

Conforme o Anuário Pontifício 2012, entregue ao Santo Padre Bento XVI em março deste ano, a tendência de crescimento no número de sacerdotes no mundo começou em 2000 e continuou em 2010, ano em que foram contados 412.236 padres, dos quais 277.009 diocesanos e 135.227 do clero regular; em 2009 eram 410.593, sendo 275.542 diocesanos e 135.051 religiosos.

No total, o clero aumentou entre 2009 e 2010 em 1.643 padres. Os aumentos foram registrados na Ásia (1.695), África (761), Oceania (52) e América (40), enquanto a queda afetou a Europa (905 sacerdotes a menos).

Reflexão

Primeiramente as questões do censo neste quesito são confusas, e muita gente nunca foi abordado para respondê-lo…

A mídia como sempre, mostrou massivamente que a Igreja Católica vêm perdendo fiéis e que os pseudo-evangélicos estão crescendo, assim como ateus, agnósticos e etc…

O engraçado é que esta não é a verdade que é divulgada nos censos oficiais da Igreja… Como mostramos acima, notamos um aumento considerável de sacerdotes, e sabemos que são inúmeras as novas Paróquias, novas Dioceses, novas Comunidades… Nós que estamos envolvidos em atividades pastorais, vemos diversos seminaristas, convictos de sua fé, de sua vocação. Vemos jovens empenhados em evangelizar, vemos famílias que fazem de seu lar a Igreja doméstica. Mas a mídia teima em mostrar que estamos perdendo fiéis.

Cabe entendermos que não perdemos fiéis, perdemos infiéis… Os verdadeiros fiéis, seguidores de Cristo, de SUA verdade, de SUA Igreja constituída sobre os Apóstolos e liderados por Pedro, permanecem firmes e convictos.

É importante lembrarmos que Jesus prometeu assistência permanente a Igreja e que as forças do mal não triunfariam. Será que nos lembramos sempre disso? Acho que não né…

A Igreja é viva, é jovem! A Igreja de Jesus Cristo, a Católica Apostólica Roma, permanecerá até a volta de Cristo, quando então veremos quem realmente foi fiel.

Inclusive, podemos ver esta queda numérica dado pelo IBGE que é algo bom, pois se for pra estar na Igreja e crer em somente metade de sua doutrina e sair por ai contradizendo e tirando a credibilidade da doutrina de Cristo, então é uma serviço e honestidade a pessoa não se declarar católica.

Fonte: http://doutrinacatolica.wordpress.com/2012/07/05/a-igreja-catolica-e-morta-censo-do-ibge-e-contestavel/

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...