segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Virtude Cardeal da Fortaleza

O que é esta virtude? Como exercê-la? Como saber se estou sendo forte?
Virtude Cardeal da Fortaleza

Catecismo da Igreja Católica

1808. A fortaleza é a virtude moral que, no meio das dificuldades, assegura a firmeza e a constância na prossecução do bem. Torna firme a decisão de resistir às tentações e de superar os obstáculos na vida moral. A virtude da fortaleza dá capacidade para vencer o medo, mesmo da morte, e enfrentar a provação e as perseguições. Dispõe a ir até à renúncia e ao sacrifício da própria vida, na defesa duma causa justa. «O Senhor é a minha fortaleza e a minha glória» (Sl 118, 14). «No mundo haveis de sofrer tribulações: mas tende coragem! Eu venci o mundo!» (Jo 16, 33).

O significa ela?

A virtude da fortaleza nos torna fortes. Mas o que quer dizer ser forte neste contexto? Aqui poderiamos no lugar de "forte" chamarmos de "corajoso". Ser forte significa aguentarmos as dificuldades da vida sem desanimarmos, aguentarmos as tentações sem nos render à elas, permenecermos firmes na fé mesmo quando o mundo todo vai contra esta convicção, permanecermos firmes na bondade mesmo quando o caminho maldoso é mais fácil e mais lucrativo. Em resumo, podemos dizer que a fortaleza nos permite resistirmos à tudo o que é mal e contrário à Deus, termos coragem de enfrentar a vida e o inimigo ou ainda de lutarmos pela justiça mesmo que isso nos traga prejuízos.

Mas porque eu enfrentaria todas estas coisas se só me trariam dificuldades? A resposta é muito simples e para todo o católico deveria ser suficiente: porque o bem e o justo agrada à Deus e como nós católicos queremos "Amar à Deus sobre todas as coisas", podemos perceber que quando amamos à Deus a nossa maior satisfação é justamente agradá-lo e imitá-lo. Não é isso que queremos fazer em relação às pessoas ou amigos que admiramos? Não queremos imitá-los?

Justamente por isso a gente como católico quer, muito mais que imitar à estes amigos e à estes homens admiráveis, imitar ao nosso Senhor que esteve entre nós que é Jesus Cristo.

Exemplo

Quando olhamos para Jesus vemos o modelo máximo de fortaleza. Ele foi xingado, humilhado, envergonhado, rejeitado, perseguido, surrado, chicoteado, judiado, injustamente condenado e morto na cruz. E ainda assim, mesmo consciente de todas estas consequências o nosso Senhor Jesus nunca desistiu ou teve medo de anunciar o Reino dos Céus e a Palavra de Deus.

Podemos notar também esta fortaleza e coragem nos santos como São Paulo que foi preso e ameaçado diversas vezes e no fim morto mostrado-nos que ele não tinha medo do mundo e das pessoas do mundo, mas apenas de Deus.

Esta virtude ainda se manifesta de muitas formas no nosso dia-à-dia em coisas menos "heróicas" mas que para Deus tem grande valor:
  • Perseverar nas coisas difíceis e árduas, em especial nosso trabalho por mais cansativo e desanimador que seja. (Basta vermos como São José Maria Escrivá nos mostra que diante do trabalho existe toda uma bela atitude cristã).
  • Resistismos à omitir as coisas erradas e termos coragem de enfrentá-las e levar à luz da verdade o que envergonha ou intimida.
  • Deixamos de ficar acomodados, na "zona de conforto" ou pensar: do "jeito que está está bom". Aceitamos desafios e profecia (se não houvessem médicos corajosos que se meteram à estudar doenças dadas como impossíveis de se curar, hoje não teríamos avançado tanto na medicina).
  • A ousadia e o martírio dos cristãos para testemunhar a fé mesmo diante de prisões e morte (que acontece hoje em dia mais do que nunca).
  • A força dos pobres, miseráveis ou doentes que diante de toda a desgraça que se abate sobre eles ainda oferecem ao próximo um sorriso e uma esperança.
  • Não ficar se colocando de vítima diante das situações. 
  • Filhos que não ficam reclamando da coisas que os desagradam.
  • Um pai que quando chega exausto em vez de ficar reclamando ele brinca com os filhos.
  • Uma mãe que mesmo exausta e stressada ainda arruma forças para oferecer um belo sorriso ao seu marido quando chega do trabalho.
  • Uma pessoa stressada que não descarrega nos outros seus problemas.
Todos estes são exemplos da aplicação da virtude cardeal da Fortaleza.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...